Ter um animal de estimação é uma das maiores alegrias da vida. Eles nos enchem de carinho, companheirismo e momentos inesquecíveis. Mas junto com essa alegria, vem responsabilidade: a posse responsável. Esse conceito vai muito além de dar comida e água. Ele engloba o cuidado completo com a saúde, o bem-estar e, fundamentalmente, o controle populacional, onde a castração desempenha um papel crucial. Vale ressaltar que o abandono de animais é crime previsto em Lei. Infratores devem ser denunciados para que possam responder criminalmente.

Foto de Aluá Oliveira
A cada dia, milhares de animais são abandonados ou nascem nas ruas, sem nunca saber o que é o calor de um lar. A superpopulação  é um problema sério de saúde pública, que resulta em sofrimento, fome e doenças. É por isso que a castração é tão importante. Ela é a principal ferramenta para evitar a reprodução descontrolada, diminuindo o número de animais abandonados e vulneráveis.
Castração: mais que controle populacional
A castração é um procedimento seguro, rápido e que traz inúmeros benefícios tanto para o animal quanto para o tutor. Além de controlar a natalidade, ela previne uma série de problemas de saúde, como câncer de mama, útero e próstata, além de infecções uterinas graves. A castração também pode ajudar a acalmar o temperamento do animal, reduzindo comportamentos agressivos, fugas e marcação de território.
Para os humanos, a posse responsável — que inclui a vacinação e a castração, por exemplo — é uma forma de proteger a si e à comunidade. A castração, ao reduzir a população de animais de rua, contribui para o controle de zoonoses, que são doenças transmitidas dos animais para os seres humanos ou de humanos para animais.
Uma gincana para o bem
Falando em responsabilidade e amor, queremos destacar uma iniciativa incrível que está acontecendo este mês na EMEF Profº Jorge Americano, São Paulo, Capital. Uma gincana, com a organização da Professora Lilian Bueno e com alunos do ensino fundamental 1 e 2 está arrecadando tampinhas de garrafas pet em prol do Preservar Causa Animal.

O dinheiro da venda dessas tampinhas será totalmente revertido para a castração de animais abandonados ou em situação de vulnerabilidade na região de Itapecerica da Serra. Essa é uma forma prática e solidária de ajudar a combater o abandono e o sofrimento animal e de refletir sobre consumo consciente. Cada tampinha doada é um passo em direção a um futuro mais digno para esses animais.
Participar de iniciativas como essa nos mostra que a posse responsável é uma cadeia de solidariedade. Cuidar do seu pet, castrá-lo e, ao mesmo tempo, apoiar quem cuida dos que não têm um lar é a verdadeira demonstração de que prevenção é amor.
A sua responsabilidade com o seu animal de estimação e a sua solidariedade com os que mais precisam são as chaves para um mundo com menos animais abandonados e mais lares felizes.
Agradecimentos especiais à Dra. Aluá Oliveira pela dedicação e cuidados com animais vulneráveis e à Professora Karina, coordenadora da EE Beatriz de Quadros Leme, responsável pela arte que ilustra este artigo. Suas criações, que também apoiam a divulgação e o processo de adoção de animais resgatados, são fundamentais para a nossa causa.





